Como podemos saber se alguém é cheio do Espírito de Deus? A palavra de Deus esclarece esta dúvida em diversas passagens diferentes; a porção da palavra que iremos ler será Efésios 5: 18 - 21:


E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Paulo escreve primorosamente aos crentes de Éfeso sobre o enchimento do Espírito e de maneira bela e simples Paulo descreve quatro marcas daquele que é cheio do Espírito de Deus.
A primeira marca é comunhão " falando entre vós com salmos": na abordagem do apóstolo a comunhão entre os cristãos deve estar embasada nas escrituras, constantemente falando uns com os outros "com salmos".
A segunda marca é uma atitude de louvor a Deus "entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais": Paulo acredita que o enchimento do Espírito é marcado por uma vida que louva o Senhor de coração.
A terceira marca é uma vida agradecida a Deus "dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai" : o cristão cheio do Espírito Santo não anda em murmuração, mas agradecido por tudo, pois Deus está no controle e tudo ocorre para o crescimento daquele que ama a Deus.
A quarta marca é uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade e levar a carga "sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo": como uma pessoa pode ser cheia do Espírito se não houver um respeito mutuo entre os irmãos?
O enchimento do Espírito não é evidenciado de outra maneira que não seja por uma vida que viva esta palavra no cotidoano, demonstrando que Deus fez uma transformação relevante: uma vida cheia do Espírito de Deus é marcada por uma mudança moral, uma atitude de adoração, uma vida agradecida e sobremodo cooperação entre os irmãos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário